El hilo de la vida y el
Lazo de la muerte
Andrés-Toledo, M. Á (2010): El hilo de la vida y el lazo de la muerte en la tradición indoirania. Institució Alfons el Magnànim. Valencia. ISBN: 978-84-7822-588-00
Sinopse
A vida está em jogo. A morte coloca um laço em nossos pescoços. Estas duas imagens resumem a visão da existência humana partilhada pelos antigos indianos e iranianos. Em El hilo de la vida y el lazo de la muerte na tradição indiana , Miguel Ángel Andrés Toledo nos conduz por um labirinto de textos védicos e zoroastristas. Deuses e deusas que desfilam pelo céu em vestidos esplêndidos, tecidos com o fio da Verdade.
Ligaduras cósmicas que abraçam o indivíduo, marionete do destino. Fiandeiros e bruxas que cortam um cordão não só umbilical, mas também vital. Caçadores de demônios que lançam armadilhas mortais contra os humanos, que tentam em vão escapar do estrangulamento fatal. Fórmulas poéticas que remontam a um passado indo-iraniano comum, por vezes indo-europeu, reconstruídas com rigor filológico. Imagens que, apesar da distância geográfica e temporal, estão muito próximas de nós.
Não há minotauros neste labirinto; apenas céus e infernos, deuses e demônios, filamentos e cordas, e mortais agarrados a crenças ancestrais que ainda giram na roda dos nossos dias. Afinal, tecidos e textos são um só. Sem perder o fio da meada: às vezes a vida depende disso.
INDEX
+INFO sobre o livro em: El Hilo de la vida y el lazo de la muerte
Sem comentários:
Enviar um comentário