quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A Igualdade fez-nos Humanos - Palestra

Egalitarianism made us humans: why Graeber and Wengrow get it wrong

Quando: 9 de Janeiro
Onde: Londres e On-line


Dentro do ciclo de primaveira do Radical Anthropology Group a próxima terça-feira, dia 9 de janeiro, as 18:30 horas decorrera uma palestra titulada: "O igualitarismo nos tornou humanos: por que Graeber e Wengrow erram" a cargo Camilla Power professora de antropologia no University College London. 


“O mundo dos caçadores-coletores... foi um dos experimentos sociais ousados" dizem Graeber e Wengrow, "...um desfile de carnaval de formas políticas". Mas será que as experiências sociais mais ousadas dos nossos antepassados ​​–linguagem e cultura simbólica– restringiram estas possibilidades?.




Aspetos da nossa anatomia, psicologia e cognição que eram pré-adaptações necessárias à linguagem, perspetiva cooperativa, intersubjetividade, cérebros grandes, criaram um efeito de cascata de acumulação cultural que precisou de contextos sociopolíticos estáveis ​​baseados num significativo igualitarismo social para poder evoluir entre os nossos antepassados ​​do Pleistoceno Médio. 


Isto implica estratégias políticas para minimizar e anular periodicamente as relações de dominação, através de dinâmicas de contradomínio do individualismo quotidiano e com demonstrações ocasionais de dominação inversa coletiva. 


O aspeto mais revelador de isto seria, que devido aos custos muito elevados para as mães de fornecer nutrição de alta qualidade e cuidados de saúde fiáveis ​​para uns bebés com cérebros muito grandes, se impus uma resistência a dominação sexual, estabelecendo de facto um igualitarismo de género entre os primeiros humanos. 


As populações do Pleistoceno Médio com tendências mais hierárquicas tinham, segundo isto, menos probabilidade de se tornarem ancestrais do Homo sapiens atual, falantes de línguas complexas e com cérebros maiores.

A palestra pode seguir-se em direto ou bem on-line via Zoom. Número da reunião 384 186 2174 senha da reunião: Wawilak


Sem comentários:

Enviar um comentário