terça-feira, 9 de janeiro de 2024

O Falar, o Ridiculo e o Jogo - Tese


The role of public speaking, ridicule, & play

Bombjaková, D. (2018): The role of public speaking, ridicule, and play in cultural transmission among Mbendjele Bayaka forest hunter-gatherers. Tese doutoral apresentada no University College London. 
  
   
Sinopse  
Esta tese é baseada em pesquisa etnográfica realizada com caçadores-coletores pigmeus Mbendjele BaYaka da região de Likouala, Congo-Brazzaville, durante dezoito meses, de 2013 a 2015. Os objetivos principais desta tese são: (1) apresentar três contextos-chave para educar as crianças sobre Práticas e valores Mbendjele; (2) analisar observações etnográficas de como estes contextos são utilizados para distinguir os modos de educação que exploram; (3) contrastar os métodos educativos Mbendjele e os impostos por terceiros, e como Mbendjele definem o ensino e a aprendizagem adequados e impróprios.


Os Mbendjele BaYaka valorizam principalmente três instituições culturais pró-igualitárias como o principal meio de educar as crianças. Esta são baseadas em falar em público, ridicularizar e brincar. Examinasse como essas instituições são empregadas na prática discutindo seu conteúdo e contexto. 


Os resultados indicam que os Mbendjele valorizam principalmente a transmissão de valores pró-igualitários, moldando a compreensão do género e dos papéis sexuais nas crianças e ensinando formas de lidar com pessoas de fora não-Mbendjele. 


O castigo corporal é raro entre caçadores-coletores igualitários. Apesar de Mbendjele considerá-lo uma forma inadequada de disciplinar as crianças, é frequentemente utilizado em contextos sedentarizados, em conjunto com o aumento da violência doméstica e do alcoolismo. As instituições indígenas de reprodução cultural são fundamentais para a compreensão de como os caçadores-coletores imaginam o seu próprio futuro. 


Apesar das boas intenções, a aplicação estrangeira da escolaridade institucional pode ter efeitos negativos na resiliência cultural da sociabilidade e dos valores igualitários de Mbendjele. Compreender como os Mbendjele valorizam as instituições de educação estrangeiras e indígenas contribui para uma melhor compreensão da resiliência cultural entre grupos étnicos marginalizados, como os Mbendjele.

INDEX


Descarregar a tese em: Role of public speaking

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