The Archaeology of Seeing
Janik, L. (2020): The Archaeology of Seeing. Science and Interpretation, the Past and Contemporary Visual Art. Routledge. New York. ISBN: 978-0-367-36025-2
Sinopse
A Arqueologia da Visão oferece aos leitores uma compreensão nova e provocativa da cultura material através da exploração de narrativas visuais capturadas em cavernas e arte rupestre, esculturas, pinturas e muito mais.
O argumento envolvente baseia-se no pensamento atual em arqueologia, em como podemos interpretar o comportamento das pessoas no passado através do uso da cultura material, e como isso afeta a nossa compreensão de como criamos e vemos a arte no presente. Explorando temas de género, identidade e narrativa na cultura material visual, este livro força uma reavaliação radical de como a capacidade de ver torna humanos a nós e aos nossos antepassados; como tal, irá interessar aos amantes da arte e da arqueologia.
Ilustrado com exemplos de todo o mundo, desde a arte mais antiga de centenas de milhares de anos atrás, até ao cenário da arte contemporânea, incluindo arte de rua e publicidade, Janik argumenta convincentemente que a capacidade humana para a arte, que partilhamos com os nossos antepassados mais antigos e primos, está enraizado na nossa neurofisiologia comum. A forma como o nosso cérebro nos permite ver é uma herança comum que molda o processo criativo; o que muda, segundo o tempo e o lugar, são os contextos culturais em que a arte é produzida e consumida.
O livro defende uma compreensão inovadora da arte através da interação entre a forma como o cérebro humano funciona e a criação e interpretação de significado culturalmente específicas, dando um contributo importante para o debate sobre arte/arqueologia.
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário