Deixamos aqui o vídeo de esta palestra proferida pelo arqueologo Mike Pitts na Society of Antiquaries of London em maio de 2022 e que leva por titulo Stonehenge and the British Empire: an overlooked debt. Como Stonehenge foi construído não é uma questão que ocupe muitos acadêmicos. Mas é o tema para um público visitante e uma série de pesquisadores independentes que buscam sua própria resposta única para um problema aparentemente insolúvel.
Entre aqueles que trouxeram perceções reais para essa busca estão algumas pessoas que se valeram de suas pesquisas e experiências na Ásia colonial britânica, especialmente na Índia, na primeira metade do século passado. Em livros ou artigos espalhados por títulos como Antiquity, Folklore e Empire Forestry Journal, o pessoal colonial registrou pessoas trabalhando com pedras e movendo e levantando megálitos e outros objetos grandes, e fez comparações explícitas com os grandes monumentos de Avebury e Stonehenge.
Nesta palestra, se relatam as histórias de sete homens e uma mulher e das pessoas que os inspiraram a pensar sobre os megálitos antigos na Grã-Bretanha. Os observadores variam de Herbert Stone, que foi engenheiro-chefe da construção da East Indian Railway entre 1897 e 1903, a Ursula Graham Bower, uma antropóloga pioneira cujo irmão trabalhava no serviço civil indiano e cujo trabalho de campo mudou em 1942 de filmar megálitos para liderando uma força local contra o exército japonês.
As pessoas que eles viram lhes ensinaram ideias sobre práticas de engenharia, rituais e sociais que agora oferecem material crítico para nos ajudar a pensar sobre a Grã-Bretanha neolítica. O Império reuniu colonos e colonizados para criar um legado que agora informa Stonehenge.
Sem comentários:
Enviar um comentário