terça-feira, 28 de março de 2023

Representações Antromórficas no Vale do Sabor

 Representações antropomórficas na arte 
 móvel da Proto-história do Vale do Sabor  

    

Silva, A. M. Barros (2020): Representações antropomórficas na arte móvel da Proto-história do Vale do Sabor (Trás-os-Montes Oriental). Dissertação de Mestrado apresentada na Universidade do Minho. 


Sinopse:
Nesta dissertação apresentamos o estudo das imagens antropomórficas identificadas na arte rupestre móvel sidérica do vale do Sabor, nomeadamente nos sítios fortificados do Castelinho e de Crestelos. Nestas duas estações foram contabilizadas 25 lajes de xisto com 39 antropomorfos gravados, compostos essencialmente por cavaleiros. 


A análise das figuras humanas permitiu perceber que estamos perante representações associadas às elites equestres, que utilizavam as imagens dos seus antepassados e dos equídeos, animais de valor e prestígio, para legitimarem o seu poder.  Estas elites surgem normalmente em cenas de caça ao javali, ao cervídeo e ao lobo ou raposa, empunhando sobretudo armas de arremesso, como lanças ou javalinas. 


Assim sendo, é muito provável que estejamos na presença de imagens típicas de comunidades agro-pastoris. Por outro lado, o estudo dos contextos levou-nos a considerar estarmos perante sítios religioso simbólicos, onde se praticavam rituais fundacionais, apotropaicos e sacralizadores associados às muralhas, assim como às suas estruturas de armazenamento. 

A análise dos contextos, dos paralelos iconográficos, do armamento vinculado aos antropomorfos e das narrativas, permitiu integrar as representações humana, sobre suportes móveis, do vale do Sabor, na II Idade do Ferro, mais concretamente entre o século IV e I a.C. As conclusões aqui apresentadas não têm um carácter definitivo, devendo no futuro ser refutadas ou confirmadas mediante o estudo da restante coleção de gravuras do Castelinho e de Crestelos. 


Nestes dois sítios foram contabilizados no total 625 suportes móveis, sendo, portanto, o vale do Sabor a zona da Península Ibérica onde foram registadas mais peças do género.


INDEX


Descarregar a dissertação:  Representações antropomórficas

Sem comentários:

Enviar um comentário