VON BADEN BIS TROIA
M. Bartelheim, B. Horejs, R.Krauß (2016), Von Baden bis Troia. Ressourcennutzung, Metallurgie und Wissenstransfer. Eine Jubiläumsschrift für Ernst Pernicka. OREA Vol. 3 Österreichische Akademie der Wissenschaften, Philosophisch-historische Klasse Rahden. ISBN: 978-3-86757-010-7
Sinopse:
Se se entende os recursos como base para a formação, manutenção e mudança das sociedades, o exame de seu uso incide sobre um elemento essencial para a compreensão da mudança das comunidades humanas. Isso é particularmente importante para o estudo das épocas pré-históricas, das quais temos pouca ou nenhuma informação histórica sobre a dinâmica social. Recursos não são apenas coisas materiais, como matérias-primas, energia ou trabalho, no sentido convencional, mas também imateriais, como aspectos culturais e religiosos ou redes sociais.
Uma das principais áreas de inovação para isso no Velho Mundo é a região entre a Europa Central e o Mediterrâneo, que é o foco de interesse aqui e é delimitada pelos dois principais locais: Baden e Troia. No decurso da mobilidade das pessoas entre estas áreas, que se deteta pelo menos desde o início do Neolítico, verifica-se um crescente intercâmbio material, tecnológico e cultural.
A transferência de conhecimento associada e os efeitos sobre a mudança social nesta grande área geográfica têm sido objeto de intensa pesquisa, à qual Ernst Pernicka, que é homenageado com este volume por ocasião do seu 65º aniversário, fez um grande número de contribuições inovadoras.As suas áreas temáticas, especialmente no domínio da utilização de matérias-primas inorgânicas -especialmente metais- e as suas implicações sócio-culturais constituem o foco deste livro, que pretende dar um contributo para a compreensão da história cultural inicial desta vasta área do com base nos resultados da pesquisa atual.
INDEX
Descarrega disponivel em: academia.edu
Sem comentários:
Enviar um comentário