domingo, 3 de março de 2024

Transformações Socioambientais - Livro

Perspectives on Socio-environmental Transformations 
in Ancient Europe

Müller, J., Kirleis, W., & Taylor, N. (eds.) (2024): Perspectives on Socio-environmental Transformations in Ancient Europe.  Quantitative Archaeology and Archaeological Modelling. Springer. ISBN: 9783031533136  DOI: 10.1007/9783031533143

Sinopse   
Este livro questões-chave sob processos e eventos transformadores em toda a Europa (e em alguns casos além) desde o 15.000 a século I A.C. Este volume cobre os resultados projeto "Scales of Transformation" levado a termo pelo Collaborative Research Centre (CRC) 1266 o primeiro centro interdisciplinar a investigar diacrómicamente as transformações nas sociedades passadas e os seus aspectos particulares desde o Paleolítico Superior até ao Período Romano. 




Após a introdução, o livro é dividido em três secções principais: Em “Identificação de anatomias de transformação socioambiental”, é primeiramente explicado o conceito de escalas de transformações e identificados os diversos parâmetros de mudança transformacional. Segue-se “Expressões de transformações socioambientais: das pré-condições climáticas à tomada de decisões”, nas quais os processos de transformação são ilustrados com exemplos individuais. 





A terceira grande parte do livro trata de “Perspetivas sobre processos decisórios em transformações socioambientais”. Em conclusão, os resultados são enquadrados num quadro temporal amplo e os padrões de mudança socioambiental são apresentados ao longo de períodos comuns, desde o Mediterrâneo Oriental até à Escandinávia. Este livro é de interesse para pesquisadores em arqueologia e paleoecologia.
  
  
INDEX


Descarregar o livro em: Socio-environmental Transformations

Sem comentários:

Enviar um comentário