sexta-feira, 22 de março de 2024

Oestrimnios, Saefes e Cassitérides - Curso

Oestrimnios, Saefes y Casitérides
De una geografía monstruosa a una geografía metálica, o de cuando 
los Galaicos entraron en la Historia

Quando: 17 abril - 15 maio
Onde: On-line

A procura do precioso estanho, e talvez também do ouro, foi o que atraiu à costa galega os primeiros mercadores fenícios e mais tarde os seus herdeiros culturais, os púnicos. Diz-se que obtiveram o monopólio deste comércio ao manter em segredo a rota marítima que conduzia às fontes do metal até à chegada dos romanos, e deve ser verdade, já que os textos clássicos que falam da exploração grega desta região perder contacto com a geografia real após ultrapassar a órbita da antiga Tartessos.


O conhecimento geográfico a norte do paralelo 40 evolui de uma geografia repleta de monstros, como corresponde ao modo de reconstrução mítica do desconhecido, ao aparecimento de verdadeiras vilas galegas, ricas produtoras de estanho, como os Ártabros, passando por uma fase intermédia de conhecimentos resultantes de contactos esporádicos, nos quais ainda ressoavam os ecos das aventuras dos heróis de Tróia.



Neste curso aprenderemos a analisar as fontes históricas que revelam este processo gradual de conhecimento geográfico na Antiguidade, revelando o momento em que o Noroeste Ibérico sai da Pré-história para entrar plenamente na Proto-história, quando os seus habitantes, ainda independentes do controle romano, são mencionados para pela primeira vez na literatura clássica. Não remontamos ao século II A.C., embora a arqueologia nos permita aprofundar e compreender melhor o processo que conduziu a este novo período proto-histórico.
      

Programa


+INFO sobre o curso em:  UNED

Sem comentários:

Enviar um comentário