terça-feira, 12 de março de 2024

Os Restos Humanos do rio Tamisa - Tese

Archaeological human remains from the River Thames

Arthur, N. A. (2022): Archaeological human remains from the River Thames and its London deposits. Tese doutoral apressentado no University College London. Londres. 
  
  
Sinopse 
Locais aquáticos, como rios, lagos e pântanos, são amplamente considerados focos de deposição ritualizada durante os períodos pré-históricos e históricos iniciais no noroeste da Europa. Centenas de restos mortais, principalmente crânios isolados, foram recuperados nas margens do rio Tâmisa em Londres ao longo dos últimos dois séculos, predominantemente mediante atividades de dragagem. 




A origem destes restos tem sido debatida há muito tempo: uma linha de pensamento argumenta que a maioria reflete práticas de deposição ritual pré-históricas posteriores, e outra que são o resultado de processos fluviais que atuam ao longo do tempo. Embora atenta aos estudos anteriores, esta tese pretende ir além dos debates configurados anteriormente. A ênfase é colocada nos próprios restos físicos, e múltiplas linhas de novos dados de radiocarbono, tafonômicos, osteológicos e carbono isotópico estável (δ13C), nitrogênio (δ15N) e enxofre (δ34S) foram gerados. Este grande conjunto de dados é utilizado para fornecer um exame abrangente da assembleia e a sua deposição. 



As novas datas de radiocarbónio confirmam observações anteriores de uma tendência para indivíduos com datas do Bronze Final e da Idade do Ferro. Um marcada identificação do restos com homens adultos e uma elevada prevalência de traumas relacionados com a violência sugerem uma possível relação entre as atividades marciais e a deposição na Idade do Ferro e, potencialmente, também na Idade do Bronze Final. Valores altamente esgotados de δ34S foram identificados para os indivíduos do período pré-histórico, que estão entre os mais baixos encontrados em qualquer contexto europeu do Holoceno até o momento. 



Estes valores baixos indicam provavelmente a utilização dos recursos da planície de inundação, e que estes indivíduos podem ter vivido localmente na planície de inundação do rio. No geral, as conclusões desta tese sugerem que a deposição de muitos dos restos mortais humanos no rio pode ter ocorrido em contextos rituais em determinados períodos, em vez de ser puramente o resultado de processos fluviais que actuam ao longo do tempo.
  

INDEX


Descarregar a tese em: Archaeological human remains

Sem comentários:

Enviar um comentário