sábado, 2 de março de 2024

Que é um Nome de Divino?

What’s in a Divine Name?

Palamidis, A. & Bonnet, C. (2024): What’s in a Divine Name?. Religious Systems and Human Agency in the Ancient Mediterranean.  Walter De Gruyter. Berlim  ISBN: 978-3-11-132627-6  DOI: 10.1515/9783111326511
  
     
Sinopse    
Os nomes divinos são um componente chave na comunicação entre humanos e deuses na Antiguidade. A sua complexidade deriva não apenas do impressionante número de elementos onomásticos disponíveis para descrever e atingir poderes divinos específicos, mas também da sua capacidade de serem combinados dentro de configurações distintas de deuses.



O volume reúne 36 ensaios pertencentes a muitos contextos diferentes – Egito, Anatólia, Levante, Mesopotâmia, Grécia, Roma – que abordam as múltiplas funções e o amplo escopo da onomástica divina. Examinados numa perspetiva diacrónica e comparativa, os nomes divinos lançam luz sobre como os politeísmos e os monoteísmos funcionam como sistemas complexos de agentes divinos e humanos inseridos num quadro histórico. 



Os nomes implicam conhecimento e desempenham um papel decisivo nos rituais; movem-se entre cidades e regiões e podem ser traduzidos; eles interagem com imagens e refletem a pluralidade intrínseca dos seres divinos.




Esta exploração vívida dos nomes divinos presta atenção ao equilíbrio entre tradição e inovação, flexibilidade e restrições, aos parâmetros materiais e conceptuais das práticas onomásticas, aos contextos interculturais e às idiossincrasias locais, numa palavra, às estratégias humanas para moldar os deuses através dos nomes deles.

INDEX


Descarregar o livro em: What’s in a Divine Name?

Sem comentários:

Enviar um comentário