quarta-feira, 6 de março de 2024

Mulheres e Armas no Mundo Viking - Livro

Women and Weapons in the 
Viking World

Gardeła, L. (2021): Women and Weapons in The Viking World. Amazons of the North. Casemate. Philadelphia & Oxford. ISBN: 978-1-63624-068-8

Sinopse  
A Era Viking (c. 750-1050 D.C.) é convencionalmente vista como uma época tumultuada, quando hordas de guerreiros ferozes da Escandinávia causaram estragos em todo o continente europeu e quando mercadores nórdicos viajaram para cantos distantes do mundo em busca de escravos, prata e mercadorias exóticas. 



Até há relativamente pouco tempo, os arqueólogos e estudiosos textuais tinham a tendência de tecer uma imagem deste período crucial da história mundial, em grande parte dominada pelos homens, rejeitando ou subestimando substancialmente o papel das mulheres na sociedade nórdica. 


Hoje, no entanto, existem amplas evidências que sugerem que muitas das conquistas mais espetaculares dos escandinavos da Era Viking -por exemplo, no artesanato, na exploração, no comércio intercultural, na guerra e em outras esferas da vida- não teriam sido possíveis sem o envolvimento ativo de mulheres. As fontes textuais existentes, bem como o corpus em constante expansão de evidências arqueológicas, demonstram assim inequivocamente que tanto dentro dos muros da casa como na arena pública mais ampla, as vozes das mulheres foram ouvidas, respeitadas e seguidas.



Esta monografia pioneira e ricamente ilustrada fornece uma exploração aprofundada das associações das mulheres com a esfera marcial da vida na Era Viking. As múltiplas motivações e circunstâncias que levaram as mulheres a envolverem-se em conflitos armados ou outras atividades em que as armas serviam como símbolos poderosos de prestígio e empoderamento são iluminadas e interpretadas através duma abordagem interdisciplinar à literatura medieval e às evidências arqueológicas da Escandinávia e do mundo Viking em geral. 



Excursões transculturais adicionais às vidas e lendas das mulheres guerreiras noutros meios culturais do passado e do presente - desde as estepes asiáticas às savanas de África e aos campos de batalha europeus - conduzem a uma compreensão matizada da ideia da mulher armada e das suas encarnações em Literatura nórdica, mito e realidade arqueológica.
   

INDEX


+INFO sobre o livro em: Women and Weapons

Sem comentários:

Enviar um comentário