sábado, 2 de março de 2024

Repensar ao Outro na Antiguidade - Livro

Rethinking the Other in Antiquity

Gruen, E. S. (2011): Rethinking the Other in Antiquity.  Martin Classical Lectures Vol. 27. Princeton University Press. Princeton.  ISBN: 978-0-691-15635-4

Sinopse  
Prevalece hoje entre os classicistas a noção de que gregos, romanos e judeus melhoraram a sua própria autopercepção contrastando-se com os chamados Outros – egípcios, fenícios, etíopes, gauleses e outros estrangeiros – frequentemente através de estereótipos hostis, distorções. e a caricatura. Neste livro provocativo, Erich Gruen demonstra como os antigos encontraram ligações em vez de contrastes, como expressaram admiração pelas conquistas e princípios de outras sociedades e como discerniram - e até inventaram - relações de parentesco e partilharam raízes com diversos povos.

Gruen mostra como os antigos incorporaram as tradições de nações estrangeiras e imaginaram laços de sangue e associações com culturas distantes através de mitos, lendas e histórias fictícias. Ele analisa uma série de contos criativos, incluindo aqueles que descrevem a fundação de Tebas pelo fenício Cadmo, a adoção por Roma das origens troianas e árcadias, de Abraão como ancestral dos espartanos. Gruen oferece leituras aprofundadas dos principais textos de Ésquilo, Heródoto, Xenofonte, Plutarco, Júlio César, Tácito e outros, além de partes da Bíblia Hebraica, revelando como eles oferecem retratos ricamente matizados do extrangeiro que vão muito além dos estereótipos e a caricatura.


Fornecendo uma visão extraordinária do mundo antigo, este livro controverso explora como as antigas atitudes em relação ao Outro muitas vezes expressavam reciprocidade e conexão, e não simplesmente contraste e alienação.
  

INDEX


Disponível em: Rethinkig Other in Antiquity

Sem comentários:

Enviar um comentário