terça-feira, 5 de março de 2024

Celtas, um povo de Ferro - Palestras


Deixamos aqui os videos das palestras proferidas dentro do ciclo "Os Celtas, um povo de Ferro" organiçado pela Fundacion March em Fevereiro deste ano. 

Os celtas são uma parte essencial da história da Europa e, de alguma forma, estão gravados no imaginário inconsciente dos europeus. São um povo de ferro, pela inovação que este metal representava e pela persistência da sua atração ao longo do tempo. 



Os celtas aparecem pela primeira vez nos textos de escritores gregos (séculos VI-V a.C.), para se referir aos bárbaros que viviam desde a costa atlântica até a nascente do Danúbio. E mais tarde, também em textos de autores latinos (séculos IV-I a.C.), com conhecimento mais ou menos direto daqueles territórios europeus, atingindo a descrição mais completa em A Guerra Gálica de Júlio César.



O seu estudo histórico, linguístico, arqueológico e paleogenético nas últimas décadas tem sido rodeado de problemas, distorções e mal-entendidos. Este facto deve-se ao facto de se tratar de um mito que vem sendo estudado há 2.500 anos, pois inevitavelmente os celtas têm sido vistos através dos olhos e das mentes dos historiadores clássicos, dos estudiosos do Renascimento, dos estudiosos do século XX. XIX e os investigadores do século passado. E, finalmente, porque fenómenos como o Romantismo, os nacionalismos europeus emergentes do século XX. XIX e a construção das identidades modernas afectaram – e afectam – o seu estudo contemporâneo.



Desmantelar mitos poderosos e duradouros não é fácil. Mas, apesar da complexidade da história dos Celtas, a investigação científica das disciplinas acima mencionadas

1. Poblamiento y cultura - Gonzalo Ruiz Zapatero

2. La historia genética de los celtas - Carles Lalueza-Fox

3. Las lenguas de los celtas - Carlos Jordán Cólera


4. Druidismo, cosmología y calendario - Francisco Marco Simón


5. Las religiones de la Céltica antigua -  Silvia Alfayé


6.  El celtismo popular - Gonzalo Ruiz Zapatero


Sem comentários:

Enviar um comentário