domingo, 10 de março de 2024

A Idade do Bronze no Alentejo - Palestra

A Idade do Bronze no Alentejo Interior: um olhar a partir do Projeto Outeiro do Circo (Beja)
     
Quando: 20 Março
Onde: On-line


O dia 20 de Março ADECAP organiça uma palestra sob o titulo de "A Idade do Bronze no Alentejo Interior: um olhar a partir do Projeto Outeiro do Circo (Beja)" que sera proferida pelo arqueologo Miguel Serra. O início do Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja) em 2008, coincidiu com uma fase de grande acréscimo de novos dados sobre a ocupação da Idade do Bronze na região do Baixo Alentejo, como consequência das inúmeras ações de minimização de impactes decorrentes da implementação do Projeto Alqueva.  


Desta forma, os trabalhos arqueológicos desenvolvidos entre 2008 e 2021 no povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo, acompanharam as transformações de paradigma e a autêntica “Revolução empírica de conhecimento”, como foi designada por vários autores. 


No início do século XX, o Outeiro do Circo era um marco praticamente isolado no panorama da ocupação humana dos finais da Idade do Bronze na peneplanície envolvente a Beja. Na atualidade integra-se num sistema de povoamento complexo, que inclui desde outros grandes povoados muralhados a povoados abertos de planície que pontuam a região. 


Os trabalhos realizados no Outeiro do Circo documentaram a presença de uma vasta muralha, que abrange um total de 17 hectares, com soluções construtivas engenhosas, por oposição a um eventual escasso investimento na construção doméstica. Dar a conhecer o quotidiano das comunidades que habitaram o Outeiro do Circo e o seu entorno junto das populações locais e de outros públicos variados, tem sido uma das principais apostas deste projeto, que atualmente desenvolve atividades de formação e divulgação em diversos pontos do país. 


Não é necessária inscrição O acesso é aberto e gratuito através de Zoom


Sem comentários:

Enviar um comentário