quinta-feira, 30 de março de 2023

Uma História Genética da Desigualdade


INEQUALITY A GENETIC HISTORY


Lalueza-Fox, C. (2022): Inequality: A Genetic History. MIT Press. Cambridge, Massachusetts. ISBN: 9780262547314


Sinopse: 
A desigualdade é uma preocupação global urgente, com especialistas, políticos, acadêmicos e livros best-sellers abordando suas causas e consequências. No livro Carles Lalueza-Fox oferece uma perspetiva totalmente nova sobre o assunto, examinando as marcas genéticas deixadas pela desigualdade nos humanos ao longo da história. Lalueza-Fox descreve estudos genéticos, possibilitados por novas tecnologias de sequenciamento de DNA, que revelam camadas de desigualdade em sociedades passadas, manifestadas em padrões de migração, estruturas sociais e práticas funerárias. 





Por meio de seu DNA os esqueletos antigos têm muito a nos contar, revelando histórias anônimas de desigualdade, preconceito e sofrimento. Lalueza-Fox, líder em paleo-genômica, oferece a profunda história da desigualdade. Ele explora as mudanças ancestrais associadas à migração e descreve o viés de gênero desenterrado nessas migrações — as assimetrias sexuais brutais, por exemplo, entre os exploradores europeus do sexo masculino e as mulheres da América Latina que são reveladas pela análise de DNA. 




Ele considera as estruturas sociais e a evidência de que a alta posição social foi herdada - o mundo antigo não era uma meritocracia. Ele desvenda fatores sociais e genéticos para considerar se a riqueza é uma vantagem na reprodução, mostrando por que é mais provável que descendamos de um rei do que de um camponês. E ele explora os efeitos da antiga desigualdade no pool genético humano. Reunindo uma série de evidências, Lalueza-Fox mostra que entender as desigualdades do passado é a chave para entender as atuais.


INDEX

Preface

1 The Age of Inequality

2 Shifts in Ancestry from Past Migrations

3 Archaeology of Inequality

4 How Social Structures Influence Genetics

5 Gender and Genetics

6 In the Name of the Father

7 The Future of Inequality

Acknowledgments



+INFO sobre o livro em: Inequality

Sem comentários:

Enviar um comentário