sexta-feira, 3 de março de 2023

Alexander Goldenweiser - Palestra

Como acompanhamento do livro A Maverick Boasian consagrado a vida e obra do antropólogo ucraniano-americano Alexander A. Goldenweiser oferecemos aqui o vídeo esta palestra sobre o mesmo tema proferida pelo autor do livro; o professor Sergei Kan

Filho de um proeminente advogado russo baseado em Kiev, Alexander (“Shoora”) A. Goldenweiser (1880–1941) foi criado em uma família judia de classe média altamente educada e assimilada, apaixonadamente dedicada à alta cultura ocidental e aos valores políticos liberais como bem como a filosofia de não-violência de Leo Tolstoi. Estudiosos, que se concentram principalmente nos trabalhos acadêmicos publicados de Goldenweiser, tendem a vê-lo simplesmente como uma figura importante na primeira geração de antropólogos americanos treinados profissionalmente na década de 1910. 



De fato, as principais contribuições de Goldenweiser para a antropologia incluem uma crítica completa do conceito de “totemismo”, ideias seminais sobre a teoria da cultura (incluindo o papel fundamental do indivíduo) e várias outras. Além disso, ele escreveu o primeiro livro didático de antropologia americana abrangente e foi um conferencista lendário que lecionou na Columbia, na New School for Social Research e no Reed College, onde cultivou várias figuras importantes da antropologia americana. No entanto, a maioria dos estudiosos não leva em consideração suas raízes judaicas russas.



A exploração do professor Kan do arquivo amplamente disperso de Goldenweiser, bem como suas contribuições como intelectual público para vários periódicos não acadêmicos, abrem novos caminhos ao se concentrar na erudição de Goldenweiser e em suas opiniões sobre questões sociais e políticas para demonstrar que sua identificação com as culturas russa e da Europa Ocidental, o anarquismo e o individualismo de esquerda, bem como o cosmopolitismo europeu, foram fortemente influenciados por sua formação. 

A palestra de Kan discute as críticas de Goldenweiser ao regime soviético por sua severa restrição aos direitos e liberdades individuais. Kan também revisará as ideias de Goldenweiser sobre “raça” judaica versus cultura judaica, anti-semitismo, assimilação judaica (que ele favoreceu) e nacionalismo judaico (ao qual ele se opôs).




Sem comentários:

Enviar um comentário