domingo, 26 de março de 2023

Megalitos e Monumentos Funerários - Livro

Mégalithismes et Monumentalismes
 Funéraires  

    

Ard, V., Mens, E. & Gandelin, M. (2021):  Mégalithismes et monumentalismes funéraires. Passé, présent, futur. Sidestone Press.  ISBN: 9789088909894 


Sinopse: 
A publicação das atas do simpósio "Megalithisms and funerary monumentalisms: past, present, future" retoma os três temas principais destes encontros internacionais, oferecendo um amplo espaço aos estudos recentes do megalitismo na Europa, bem como à etnoarqueologia e às questões da valorização e conservação deste frágil património. 


As contribuições de especialistas internacionais mostram todo o interesse em olhar além do monumento para entender sua inserção na paisagem e sua relação com outras estruturas arqueológicas. Sobre esta questão, as ferramentas são hoje tão numerosas quanto variadas: estudos paleoambientais, levantamentos multimétodos (LiDAR, geofísica), análises espaciais (GIS) ou mesmo extensas escavações.



Questões de organização territorial, através das interações entre megálitos e recintos, por exemplo, estão no centro da pesquisa atual. Inovar na forma de estudar um monte de pedras ou uma câmara funerária é outro eixo de reflexão desenvolvido neste trabalho. Novos métodos de análise, na França e na Espanha, oferecem agora uma restituição confiável da cadeia operacional dedicada à construção megalítica. 


Estudos de arquitetura de pedra seca e paredes megalíticas, com base em modelos 3D de alta resolução, contribuem para a renovação do nosso conhecimento sobre a organização do sítio e as condições de uso do monumento. A contribuição da observação etnográfica para a interpretação dos factos arqueológicos é abordada através de exemplos asiáticos e africanos para a construção de cenários interpretativos sobre antigas sociedades europeias. 


São propostos elementos de reflexão sobre o funcionamento das pedreiras, a deslocação de monumentos ou a organização do território e em particular as fortes ligações com o habitat. 

nativos das Ilhas Nias (Indonésia) transportando um bloco de pedra para construir uma tumba megalítico, c. 1915, Tropenmuseum

Finalmente, as últimas contribuições são dedicadas à valorização dos monumentos na França. Exemplos de trabalho de inventário, restauração e restituição ao público em geral destacam os avanços nessa área.


INDEX

+INFO sobre o livro em: Mégalithismes et Monumentalismes  


Postagem relacionada:  Um túmulo ao longe e algo de ...

Sem comentários:

Enviar um comentário