quinta-feira, 30 de março de 2023

Raças e Nações, Ciência e Poder

NATIONAL RACES

McMahon, R. (2019): National Races: Transnational Power Struggles in the Sciences and Politics of Human Diversity, 1840-1945. Critical Studies in the History of Anthropology. University of Nebraska Press. Lincoln. ISBN: 9781496205827


Sinopse: 
National Races explora como a política interagiu com a ciência transnacional no século XIX e início do século XX. Essa interação produziu discursos de identidade nacional poderosos e racializados, cuja influência continua a ressoar na cultura e na política de hoje. Etnólogos, antropólogos e raciólogos compararam tipos físicos modernos com achados de esqueletos antigos para desenterrar o passado pré-histórico profundo e a verdadeira natureza das nações. Esses cientistas entendiam que certos tipos físicos eram o que Richard McMahon chama de “raças nacionais”, ou as essências biológicas eternas das nações.


Os colaboradores deste volume abordam uma tensão central na classificação antropológica da raça. Por um lado, os classificadores eram nacionalistas que explícita ou implicitamente usavam narrativas raciais para promover agendas políticas. Seus relatos da geopolítica pré-histórica trataram as “raças nacionais” como representantes das nações para legitimar as posições geopolíticas atuais. Por outro lado, a comunidade transnacional de estudiosos raciais resistiu às forças centrífugas do nacionalismo. Seu projeto interdisciplinar foi um episódio vital no desenvolvimento das ciências sociais, usando a classificação biológica da raça para explicar a história, a geografia, as relações e a psicologia das nações.


National Races vai ao cerne das tensões entre nacionalismo e transnacionalismo, política e ciência, examinando a ciência transnacional da perspetiva de suas periferias. Os colaboradores do livro complementam o foco tradicional dos historiadores na França, Grã-Bretanha e Alemanha, com uma miríade de estudos de caso e exemplos de identidades raciais e nacionais do século XIX e início do século XX em países como Rússia, Itália, Polônia, Grécia e Iugoslávia. , e entre os antropólogos judeus.


INDEX


+INFO sobre o livro em: National Races

Sem comentários:

Enviar um comentário