sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

O Emergir de um Antropólogo - Livro

Franz Boas The Emergence of the Anthropologist

    

Zumwalt, R. Levy (2019): Franz Boas: The Emergence of the Anthropologist. Critical Studies in the History of Anthropology. University of Nebraska Press. ISBN: 9781496215543



Sinopse: 
Rosemary Lévy Zumwalt conta a notável história de Franz Boas, um dos principais estudiosos e intelectuais públicos do final do século XIX e início do século XX.  Este é o primeiro livro de uma biografia em duas partes, Franz Boas começa com o nascimento do antropólogo em Minden, Alemanha, em 1858 e termina com sua demissão do Museu Americano de História Natural em 1906, ao mesmo tempo em que examina seu papel na formação de antropólogos profissionais de sua vaga na Universidade de Columbia, em Nova York.


Zumwalt segue o percurso que levara a Boas a uma visão da antropologia como uma disciplina de quatro campos, uma jornada que demonstra especialmente sua tenacidade para o sucesso, as paixões que animaram sua vida e o preço que a luta profissional teve sobre ele. Zumwalt guia o leitor pela infância e educação universitária de Boas, descreve sua alegria em encontrar o grande amor de sua vida, Marie Krackowizer, traça sua viagem de 1883 a Terra de Baffin e relata seus esforços para encontrar emprego nos Estados Unidos. 


Um interesse central no livro são as publicações amplamente influentes de Boas sobre relativismo cultural e questões raciais, particularmente seu livro The Mind of Primitive Man (1911), que reformulou a antropologia, as ciências sociais e os debates públicos sobre o problema do racismo na sociedade americana. .


Franz Boas apresenta a notável história de vida de um gigante intelectual americano, contada em suas próprias palavras por meio de cartas inéditas, diários e notas de campo. Zumwalt entrelaça os fios do pessoal e do profissional para revelar o amor de Boas por sua família e pela disciplina da antropologia como ele a moldou.


INDEX


+INFO sobre o livro em: Franz Boas. The Emergence of a ...

Sem comentários:

Enviar um comentário