domingo, 29 de janeiro de 2023

O Báltico na Idade de Bronze - Livro

The Baltic in the Bronze Age

Hofmann, D., Nikulka, F. & Schumann, R. (2022): Bronze Age in the Bronze Age. Regional patterns, interactions and boundaries.  Sidestone Press. Hamburg ISBN: 9789464270198


Sinopse:
A Idade do Bronze é uma época de crescente interação na que as conexões a larga escala cobrem vastas partes da Europa. Em algumas regiões da Idade do Bronze muito bem exploradas certas narrativas sobre o período mostraram signos muito evidentes de hierarquização e diferenciação social, especialização do trabalho e relações de dependências matérias-primas exteriores, etc.

Em outras regiões, no entanto, apenas alguns desses aspetos aparecem, embora as mesmas  redes de contacto existiram. Este é o caso da área do Báltico, onde as regiões ocidentais e orientais apresentam diferenças dramáticas na subsistência, nas quantidades de metal produzidas e depositadas (e, portanto, presumivelmente no papel social do metal), nos padrões de assentamento ou na escala de complexidade e diferenciação dos grupos sociais. 


Uma questão particularmente interessante é a intensidade do contacto cultural que as regiões bálticas orientais mantiveram através do mar com a Escandinávia e também com regiões continentais diretamente vizinhas. Este volume reúne estudiosos de todas as regiões do Mar Báltico para discutir diferentes aspetos das interações durante a Idade do Bronze. 

Ele oferece uma perspetiva sobre conectividade e intercâmbio regional e inter-regional além dos modelos usuais de grande escala discutidos na arqueologia da Idade do Bronze e inclui estudos de caso de regiões individuais ou algumas categorias de achados e documentação gerais mais amplos com foco na diversidade e nas interconexões  ou, as vezes, sua ausência de elas.

INDEX


Descarregar o livro no site:  Sidestone Press

Sem comentários:

Enviar um comentário