terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Neolitização da Bacia Mediterrânica - Livro


THE NEOLITHISATION OF THE MEDITERRANEAN BASIN

Rowland, J., Lucarini, G. & Tassie, G.J.(Eds.) (2021): The Neolithisation of the Mediterranean Basin: the transition to Food Producing Economies in North Africa, Souther Europe and the Levant. Berlin Studies of the Ancient World. Vol. 68. Topoi editions, Berlin
   

Sinopse: 
A neolitização da bacia mediterrânea envolveu uma mudança da economia produtiva. Embora a domesticação da maioria das plantas e animais associados ao Neolítico do Velho Mundo tenha ocorrido no Crescente Fértil Levantino, a Segunda Revolução Neolítica que resultou aportou innovações importantes dentro da cultura material como no proprio processo de domesticação, estes fenomenos que se sucedem no norte da África e em toda a Europa, sem dúvida configuram um processo de igual importante para entender a evoluçao do Neolitico.




A atenção arqueológica tense concentrado principalmente no processo inicial de domesticação e apenas posteriormente na expansão das economias produtoras de alimentos. Nos últimos anos, a pesquisa sobre a Neolitização da Europa e do Norte da África tem aumentado, especialmente no que se refere ao estudo do processo pelo qual várias comunidades adotaram novas estratégias de produção de alimentos.



A implementação de novas tecnologias, métodos e teorias tem contribuído para o refinamento do momento das mudanças nas economias, análise dos tipos de alimentos consumidos e as razões por trás dessas transformações.


     

INDEX


Descarregar o livro em: Neolithisation of Mediterranean

Sem comentários:

Enviar um comentário