sábado, 7 de janeiro de 2023

Espaços Sacros no Mediterraneo Antigo


ESPACES SACRÉS DANS LA MÉDITERRANÉE ANTIQUE


Lafond, Y & und Vincent Miche, V. (2018): Espaces Sacrés dans la Méditerranéen Antique. Presses universitaires de Rennes, Rennes. DOI: 10.4000/books.pur.45710


Sinopse:
Para os Antigos, a presença dos deuses, mas também as relações entre os homens e os deuses, são construídas e controladas pelos homens em estreita relação com o espaço que serve de enquadramento às práticas rituais.


 A noção de espaço está, por tanto, locada no centro da reflexão sobre a forma no mundo antigo eram construídas as identidades religiosas. Mas o que é dá a um espaço determinado sua sacralidade?. Como é que o sagrado, entendido a um tempo como poder religioso quanto condição do seu exercício autorizado de este, parte do espaço? Como a memória é projetada no espaço sagrado?. 


Questões que levam a ter em conta a questão de como se organização o espaço sacro em quanto tal, de que forma se preserva o respeito do "sagrado" (com as noções de ordem e de poder que lhe estão associadas)? E que nos leva a considerar também os gestos e práticas, individuais ou coletivas, que definem esse mesmo espaço.


A santificação do espaço, privado ou público, à escala de uma comunidade, de uma cidade ou de uma região, não assenta apenas em critérios físicos, mas também simbólicos: é explorando esta dupla ancoragem da espacialidade das práticas de culto e rituais que os autores deste livro procuraram combinar diacronicamente as suas abordagens sobre uma mesma questão desde distintas áreas geográficas do Mediterrâneo Antigo.

INDEX


Acessar ao livro em: Espaces Sacrés dans la Méditerranéen

Sem comentários:

Enviar um comentário