quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Ritos e Crenças Populares no Mediterrâneo Antigo

Croyances populaires. Rites et représentations en Méditerranée orientale

Bobas, C., Evangelidis, Milioni, T. & Muller, A. (2008): Croyances populaires. Rites et représentations en Méditerranée orientale. Actes du Colloque de Lille (2 – 4 décembre 2004) 2e colloque interuniversitaire des Universités Capodistrias d’Athènes et Charles-de-Gaulle – Lille 3 xxviiie Colloque international de Halma UMR 8142.  Atenas e Lille. ISBN: 978-960-466-024-7

Sinopse   
Em Dezembro de 2000, a Universidade Kapodistrian organizou uma primeira conferência em Delfos, cujas atas foram publicadas pela Universidade de Lille 3, sob o título Mito e Sociedade no Mediterrâneo Oriental1. 


Quatro anos depois, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2004, foi a vez da Universidade de Lille 3, através do centro de investigação Halma UMr 8142 (que se tornou Halma-ipel UMr 8164 em janeiro de 2006), cujo projecto realizou-se no dia 28 de dezembro de 2004. Conferência internacional, para se encarregar da realização do segundo evento, em Villeneuve d'Ascq, sobre o tema das Crenças Populares. Ritos e representação no Mediterrâneo Oriental.


Por "popular" entendemos geralmente, sem definir com precisão o adjetivo, aquilo que não provém da filosofia ou da ciência, nem da ideologia política. e quanto à religião, tendemos geralmente, sem sentir necessidade de uma definição clara, a limitá-la ao mundo do campo ou aos bairros pobres das cidades, em suma, a confundi-la com as camadas menos cultas da população. 


Tratava-se, pois, de questionar a pertinência e a eficácia heurística destas distinções, explorando os universos de crenças coletivas cujo dinamismo estrutura o comportamento humano nos diferentes sectores da vida material, emocional e intelectual.

INDEX


Descarregar o livro em: Croyances populaires

Sem comentários:

Enviar um comentário