sábado, 11 de janeiro de 2025

Doce Mão que acaricia e Mata - Tese

La dulce mano que acaricia
 y mata

Gonzalez Terriza, A.A. (2015): La dulce mano que acaricia y mata. Figuras siniestras femeninas en el mundo infantil grecolatino. Tese doutoral apresentada na UNED. Madrid.

Sinopse  
Esta tese é uma investigação sobre as tradições grega e latina sobre as ogras Lâmia, Empusa, Gelo, Mormo, as striges e as Manias. São monstros femininos infanticidas, dos quais recebemos uma caracterização desordenada e variável através de múltiplos tipos de textos. 


O presente estudo compila e analisa todos os testemunhos da Antiguidade Greco-Latina conhecidos até agora, tendo também em conta a sobrevivência destas personagens em Bizâncio, na Europa medieval e no folclore basco e neo-helénico. A obra é composta por duas partes: na primeira, cada um dos personagens é estudado separadamente, seguindo uma rotina estrutural que começa com o nome da criatura e conclui com depoimentos relacionados à sua possível destruição


Na segunda, é realizado um estudo comparativo dos personagens, que aponta tanto as convergências quanto as divergências entre eles. O estudo termina com uma recapitulação que oferece as conclusões mais relevantes da tese, uma bibliografia e um apêndice documental no qual são coletadas todas as fontes greco-latinas analisadas. 


A conclusão essencial do trabalho é que essas personagens, além dos óbvios traços comuns (caráter aterrorizante, atividade infanticida, identidade sexual feminina), respondem ao mesmo tipo: são criaturas que cobiçam a energia vital humana, presente sobretudo nos fluidos corporais (sangue e sémen), na carne e os nervos, e atacam os seres humanos para obtê-los. 


A sua hostilidade contra os humanos, motivada sobretudo pela inveja, dirige-se não só contra os seus corpos, mas também contra tudo o que torna possível a vida humana (rebanhos, árvores de fruto, pomares, casas...). Embora tenha ocorrido intensamente na cultura greco-latina, esse tipo não é exclusivo dela: em particular, a pesquisa mostra a sua semelhança e contacto com as tradições sobre o demónio judeu Lilith. Analisa-se também como certas experiências reais poderiam ser compreendidas, a partir da crença prévia nesses seres.

INDEX


Descarregar a tese em: La Mano que acaricia y mata

Sem comentários:

Enviar um comentário