
Hommages à Georges Dumézil
AA.VV (1960): Hommages à Georges Dumézil. Collection Latomus Vol. 45. Latomus. Bruxelas.
Sinopse
Este volume recolher uma série de escritos em homenagem a indo-europeísta e mitólogo George Dumézil (1898-1986) por parte dos seus colegas e discípulos cobrindo disciplinas tão amplas como a Paleo-linguísta, a História Antiga, a Iranística ou a Escandinavística dando mostra da amplitude de áreas que foram objeto da monumental pesquisa do autor francês.
George Dumezil foi uma figura essencial na criação, ou no "renascimento", após os intentos de Max Mûller, A. Kuhn e outros autores durante o século XIX, tentativas lastradas por uma premissas metodológicas incorretas e por conceções primitivistas, que levaram ao descrédito do mero intento reconstrução do sistema de crenças Indo-europeu,
Não seria até que Dumèzil, seguindo a senda, que no térreo das instituições, fora ensaiada por um dos seus seu mestre, Emile Benveniste, construi uma hipotese (o trifuncionalismo) e um método reconstrutivo de tipo comparativo, fundamentado nas aportes da contemporânea Escola Sociológica Francesa (Durkhein, Mauss, Granet entre outros), quando se fundou uma nova mitologia comparada indo-europeia.
A influência de Dumézil nos estudos indo-europeus tanto nos que seguem a hoje a hipótese trifuncional como outras alternativas desenroladas a posteriori por outros autores. (Haudry, Lylle, Watkins, etc.), é evidente, o qual justifica este volume, que ademais da, pela sua época de edição (1960) uma imagem do estado da disciplina e do radical giro epistemológico que a obra dumeziliana supus nos estudos sobre a religião indo-europeia.
O livro se abre com uma bibliografia (se bem não exaustiva nem completa) de boa parte da produção científica do autor homenageado
INDEX
Descarregar o livro em: Hommages a Dumézil
Sem comentários:
Enviar um comentário