Workshops and artisans in the ancient Aegean
Onde: on-line
Na Grécia antiga, o processo de transformação de materiais em objetos utilizáveis ou obras de arte era descrito como dêmiourgia, e os artesãos habilidosos eram freqüentemente chamados de dêmiourgoi. O termo deriva das palavras δήμιος (= público) e ἔργω( = trabalhar) e significa “aqueles que trabalham para o povo”. Isso sugere que os artesãos ocupavam um lugar importante na sociedade grega antiga.
Mas o que exatamente sabemos sobre eles? Onde eles fizeram suas oficinas? Como eles adquiriram seus materiais e ferramentas? Que técnicas eles usaram? Como foram organizadas seus talheres? Como eles vendiam seus produtos? Qual era a condição social deles?. Essas são algumas das questões que serão discutidas no seminário online organizado por Paul e Alexandra Canellopoulos do Canellopoulos Museum (Grécia) e a Universidade de Lille (França). Investigadores especializados explorarão o mundo dos antigos artesãos gregos e os seus espaços de trabalho, com base em evidências fornecidas por fontes escritas, escavações, inscrições, estudos científicos, etc. os objetos que admiramos nos museus.
As palestras serão em grego ou inglês (ver programa). Eles serão ca. 50’ de duração, seguido de discussão. Destinam-se a arqueólogos, conservadores, estudantes e público em geral
+INFO no site do: Canellopoulos Museum
Sem comentários:
Enviar um comentário