THE POLITICS OF MAKING KINSHIP
Alber , E.; Sabean, D.W.; Teuscher, S., & Tatjana Thelen, T. (eds.) (2022): Th.e Politics of Making Kinship. Historical and Anthropological Perspectives. Berghahn. Oxford & New York. ISBN: 978180073785
Sinopse:
Uma longa tradição do pensamento político ocidental incluiu os conceitos de lar, família e parentesco em modelos de ordem pública, mas durante o século XIX as ciências sociais recém-construídas desenvolveram uma conceituação diferencial de “o Ocidente vs o Resto” e extirparam família e parentesco das teorias sob o Estado, a esfera pública e a ordem democrática.
O parentesco, no entanto, não desapareceu completamente das culturas políticas do Ocidente nem desempenhou em outros lugares o papel social e político determinante que lhe foi atribuído a prioristicamente. Ao explorar as questões que surgem quando a nítida divisão entre parentesco e política se dilue, The Politic of Making Kinship demonstra como os processos políticos moldaram os conceitos de parentesco ao longo do tempo e, inversamente, como os projetos políticos foram moldados por formas de pensar., expressões idiomáticas e usos de parentesco.
Tomando pontos de vista da era pós-romana ao início da modernidade, do imperialismo colonial à queda do Muro de Berlim e além deste conjunto internacional de estudiosos, habilmente colocam o parentesco no centro do palco e reintegram-no à teoria política.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Politics of Making Kinship
Sem comentários:
Enviar um comentário