VALETE VOS VIATORES
Andreu Pintado, J., Redentor, A. & Alguacil Villanúa, E. (2022): Valete Vos Viatores: Travelling through Latin inscriptions across the Roman Empire. Universidade de Coimbra, Coimbra. ISBN: 978-989-26-2335-1
O caro colega Javier Andreu Pintado acava de comunicar no seu blogue Oppida Imperii Romani da saída do livro Valete vos viatores: travelling through Latin inscriptions across the Roman Empire resultado de um projeto conjunto entre as Universidades de Coimbra e Navarra, Bordeuax, La Sapienza entre outras instituções, e do que ele é coeditor junto com Armando Redentor e Elena Alguacil Villanúa, e conta com um prólogo de outro especialista no âmbito epigráfico como é José D´Encarnação.
A obra ademais de tratar a matéria propriamente do estudo epigráfico, tem o valor de abordar também a questão da divulgação didática da epigrafia romana e de como as novas tecnologia e as redes sociais podem oferecer um novo médio para a difusão entre um publico geral da cultura antiga. Aspeto este ultimo pouco tratado em linhas gerais nas obras especializada é que da um especial atrativo a obra.
Se o leitor quer ter uma visão mais aprofundada convidamo-lo vivamente a ler a postagem/ens dedicada/s a isto no sempre interessante blogue do Javier Andreu em que se faz uma detalhada descrição da obra e do projeto no que se ingere (enlace aqui e aqui). O livro esta disponível em open-acess para a sua descarrega no site da Imprensa da Universidade de Coimbra
Sinopse:
As inscrições foram um dos elementos mais repressentativos da romanização. Usadas como autênticos meios de comunicação de massa, cobriam quase todas as facetas da vida pública e privada romana. Seguindo padrões comuns, esse hábito de gravar inscrições, o chamado “hábito epigráfico” porém concretizou-se em diferentes manifestações em cada região, em cada província, configurando diversas e atraentes culturas epigráficas.
Este volume, fruto de um projeto Europa Criativa coordenado pela Universidade de Navarra e com a participação da Universidade de Coimbra, a de Bordéus e La Sapienza de Roma e, ainda, do Museo Nazionale Romano e de diferentes centros de investigação em Portugal , França, Espanha e Itália.
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário