quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Armas votivas na Sicília - Livro

Armi Votive in Sicilia

Scarci, A.,·Graells i Fabregat, R. & Longo, F. (eds.) (2022): Armi Votive in Sicilia.  Atti del Convegno Internazionale di Studi Siracusa Palazzolo Acreide 12-13 Novembre 2021. Römisch-Germanischen Zentralmuseums. Maguncia.  ISBN: 978-3-88467-359-1  DOI: 10.11588/propylaeum.1127


Sinopse:
O volume reúne as contribuições apresentadas na conferência “Armas votivas na Sicília”, realizada em Siracusa (Museu Arqueológico Regional Paolo Orsi) e no Palazzolo Acreide (se da Câmara Municipal) em novembro de 2021. 

O presente volume dá continuidade ao projeto iniciado com a conferência "Armi votive in Magna Grécia" (Salerno-Paestum 2017) do qual representa uma "segunda etapa,” combinando uma ambiciosa análise histórico-arqueológica do fenómeno oferenda de armas em clave diacrónica e intercultural.

As quinze contribuições que formam o volume marcam uma viragem no conhecimento não apenas da ilha senão também para uma melhor compreensão da variabilidade e complexidade desta particular prática votiva, que sublinha o destacado papel que guerra teve na Antiguidade.

A obra contém ainda uma reflexão que vai para além da ilha e sintetiza uma forma de estudar um repertório complexo (armas votivas e armas em contexto votivo) e indica os desafios que a investigação terá de enfrentar no futuro imediato. 

O leitor encontrará pois importante contribuições sobre as quais seguir construindo o discurso sobre a dedicação de armas na Sicília e no âmbito Mediterrâneo antigo em geral.


    
INDEX

     

Descarregar o livro em: Armi votive in Sicilia

Sem comentários:

Enviar um comentário