Landscapes in Transition
Bill Finlayson, B. & Warren, G. (2010): Landscapes in Transition. Oxbow Book, Oxford ISBN 978-1-84217-416-6
Sinopse:
Este volume apresenta uma coleção de artigos que focados nas abordagens arqueológicas da paisagem, no contexto da adoção da agricultura no sudoeste da Ásia e no noroeste da Europa. Nele apresentam-se estudos de caso dessas regiões contrastantes, uma onde a transição para a agricultura é nativa e a outra onde a transformação é iniciada externamente.
Isso nos permite considerar até que ponto as paisagens de caçadores-coletores e agricultores podem ser diferentes, ou até que ponto nossas expectativas e tradições de interpretação construíram diferenças aparentes. Embora o conceito de "paisagem" goze de considerável popularidade na interpretação arqueológica, é um tanto mal definido e usado de forma inconsistente.
Alguns têm sugerido que essa fluidez permite que a paisagem seja um "conceito ambiguamente útil", mas às vezes existe o perigo de que essa mesma ambiguidade produza imprecisão nas nossas narrativas. Isso é particularmente importante onde diferentes tradições de interpretação arqueológica se encontram, como na transição da caça e coleta para a agricultura.
A transição foi entendida como uma grande divisão na prática arqueológica, e as atitudes em relação à "paisagem" ao longo da transição refletem essa dicotomia. Os resultados desses debates são esclarecedores e levantam questões além do escopo geográfico imediato do volume. O contraste entre as duas regiões fornece comparações valiosas entre as tradições da teoria e interpretação arqueológica e os corpos de evidências
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário