segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Futuro do Passado - convocatória

O Futuro do Passado

Quando: 8-12 Julho
Onde:  Brasília


O  XIX Congresso da SBEC será realizado na cidade de Brasília, entre os dias 8 e 12 de Julho de 2013, e será sediado no cenário do Museu Nacional e da Biblioteca Nacional de Brasília. Pela primeira vez em sua história, a SBEC firmou no evento uma parceria científica com a sociedade-irmã Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (APEC), acrescentando assim ao seu XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos a nomenclatura de I Simpósio Luso-brasileiro de Estudos Clássicos. O titulo do Congresso será O Futuro do Passado

O tema Futuro do Passado remete ao menos a duas questões centrais, entre as muitas que o tema poderá sugerir aos pesquisadores:

 a) De que maneira o futuro é objeto das mais diversas manifestações culturais do mundo antigo? Como o futuro é esperado, temido, pensado, representado, traçado na iconografia, no teatro, na literatura, na filosofia, na história, na música?

  b) O que o passado tem a oferecer ao presente, que é, em todas as instâncias, o responsável por   construir o futuro? Isto é, que relação o presente estabelece com o passado, de modo que as ações pretéritas sejam o ponto de partida do hoje para pensar o amanhã?

Se a escolha do tema foi motivada pela ocasião de realizar o congresso na Capital, projeto modernista que já, depois de 50 anos, se tornou clássico, há nela explícita também a intenção de convidar a comunidade lusófona de classicistas a pensar seu próprio futuro.

Se a escolha do tema foi motivada pela ocasião de realizar o congresso na Capital, projeto modernista que já, depois de 50 anos, se tornou clássico, há nela explícita também a intenção de convidar a comunidade lusófona de classicistas a pensar seu próprio futuro. Diante dos desafios de uma pesquisa globalizada e do constante enfoque e valorização da velocidade e tecnologia na produção do conhecimento, o congresso deseja provocar uma reflexão: qual o futuro dos estudos clássicos?

A partir dessa questão a ideia central desse Congresso é um convite para pensarmos não só a importância do presente na definição do/s passado/s que os classicistas discutem em seus trabalhos, como também nos sensibilizarmos da urgência de uma revisão epistemológica para a abertura de novos caminhos ao nos aproximarmos da Antiguidade e seu legado


+INFO no site do Congresso:  O Futuro do Passado

Sem comentários:

Enviar um comentário