sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Comida, Materialidade e Hospitalidade

Food, Drink and Hospitality
Space, Materiality, Practice

Quando: 14 Junho
Onde: Oxford


A Universidade Brookes de Oxford junto com a British Sociological Association, Oxford Gastronomica, e a revista Hospitality & Society organizam em junho deste ano, um Colóquio sob o tema Comida, Bebida e Hospitalidade. Espaço, Materialidade e Pratica



A pesquisa filosófica tem enriquecido nos últimos anos a compreensão da hospitalidade. No entanto, estes estudos levaram a focar a temática nas re-conceituações abstrata de hospitalidade, e a uma tendência a usar noções de hospitalidade com fim de ver relações a escala regional, de nação ou urbana, em troques de adotar visões a nível das micro geografias quotidianas nas que estão envolvidas as transações de comida e bebida.

Potlatch dos indios klallam, século XIX

Tendendo com elo a tratar este debates em torno da hospitalidade e da sociedade como algo separado das práticas comerciais. De igual jeito os académicos dedicados ao estudo da hospitalidade comercial têm ignorado as perspetivas aportadas por estes debates filosóficos abstratos. Vários estudos recentes têm tentado criar pontos de conexão entre o abstrato e o mais mundano, através da pesquisa das diversas conceções tangíveis de hospitalidade e entre elas das suas manifestações sociais e comerciais

um potlatch na atualidade

Este encontro busca construir a este eido emergente de trabalho convidando aos pesquisadores a explorar as complexas interações entre alimento, bebida, e hospitalidade, para conectar as dimensões abstrata e filosófica da hospitalidade e o seu aspeto material, encarnados a través da prática. Pretendendo desenvolver um dialogo inter-disciplinar no que se deem a mão os trabalhos da sociologia, antropologia, geografia história, filosofia, estudos culturais e literários, de género, psicologia...e outras diversas áreas afins.


O prazo de receção de comunicações está aberto até o dia 28 de fevereiro. pode consultar-se mais informação no site de Food, Brink & Hospitality. Os ponências aceitadas e formarão parte de um próximo número monográfico da revista Hospitality & Society.



Sem comentários:

Publicar um comentário