domingo, 15 de julho de 2012

Imagem e Ritual na Céltica Peninsular

Imagen y Ritual en la Céltica Peninsular

Alfayé Villa, S., Imagen y Ritual en la Céltica peninsular. Edit. Toxosoutos, Noia, 2011  ISBN: 978-84-15400-11-0


Este livro que no que aqui agora nos detemos; Imagem e Ritual na Céltica Peninsular é obra Silvia Alfayé Villa una nova investigadora discípula de F. Marco Simón e que tem abordado o tema da religiosidade da Hispânia céltica já numa nutrida quantidade de publicações entre as que destaca a sua tesse doutoral Santuarios y rituales en la Hispania Céltica publicada na serie internacional do British Archaeological Report (BAR), obras nas que tem prestado um especial interesse a imagem, a iconografia e aos seus valores nas sociedades indígenas e hispano-romanas.



Linha de pesquisa da que este livro é um novo exemplo, nele a autora faz um exaustivo repasso as fontes sobre a iconografia religiosa da Celtica Peninsular, lando a cabo uma necessária expurgação de falsas atribuições e breve posta a dia do material disponível, para tratar logo diversos âmbitos como o da relação entre imagem e ritual, as crenças escatológicas ou potencialidade que as próprias imagens tiverem para crear ou recrear identidades.


Sinopse:
O livro pretende ser unha aproximação multidisciplinar ás imaxes do ritual e não ritual produzidas e consumidas polas sociedades dá Céltica peninsular, que aspira a compreender as dinâmicas visuais do culto desas comunidades e as súas formas de representar, imaxinar, experimentar e se relacionar co sacro. Analízanse as imaxes de contido relixioso, as supostas representacións divinas, a utilização e funcionalidade dás imaxes em diversos contextos culturais.


 INDEX



Sem comentários:

Enviar um comentário