segunda-feira, 23 de julho de 2012

Archaeology Data Service


O Archaeology Data Service é um interessante portal que põe ao dispor uma serie de recursos on-line relacionados coa arqueologia na Grã Bretanha. ADS apoia a pesquisa, ensino e aprendizagem com recursos digitais disponível livremente, e de alta qualidade. Elo faz-se através de uma política de preservação a longo prazo de dados digitais, para promover e divulgar uma vasta gama de feições sobre a arqueologia.


O Archaeology Data Service apoia a pesquisa, ensino e aprendizagem com recursos digitais disponível livremente, e de alta. Ele faz isso através da preservação de dados digitais a longo prazo, e por promover e divulgar uma vasta gama de dados em arqueologia. 


O Archaeology Data Service (ADS) foi criada em Setembro de 1996, como um dos cinco provedores de serviços baseados em distintas disciplinas do Arts and Humanities Data Service (AHDS). Os ADS forom desenvolvidos por um consórcio formado por várias departamentos universitários de Arqueologia, o Council for British Archaeology e liderado pela Universidade de York. Em 15 de setembro de 1998, as ADS lançou a primeira versão de ArchSearch seu catálogo.


Na web de ADS podem-se topar uma serie de recursos e bases de dados de interesse tanto para o pesquisador como para estudantes e público em geral interessados pola arqueologia das Ilhas Britânicas, desde uma listagem de jornais e publicações relacionadas coa arqueologia digitalizados (Journals and Series), uma coleção de tesses (Theses), assim como bases de datos de imagens de sites arqueológicos como o Archaeology Image Bank



Também figura entre os recursos de ADS a Grey Literature Library encarregada de por a dispor on-line relatórios de campo (Fieldwork Reports) não publicados de empresas de arqueologia que trabalham na Grã Bretanha.


Biblioteca digital que atualmente conta com 16978 relatórios disponíveis on-line, número que esta aumentar de jeito constante graças ao projeto OASIS (Online AccesS to the Index of archaeological investigationS) que reúne os relatório das escavações arqueológica na Inglaterra e Escócia


+INFO no site de:  ADS

Sem comentários:

Enviar um comentário