terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Romanos e Godos na Gália - tese on-line


Romans and Goths in late antique Gaul  
Asepcts of political and cultural assimilation in the V Century AD


A relaçao entre o mundo romano é o bárbaro em torno aos seculos de transiçao entre a Antiguidade e a Idade Media, á chamada Späteantike ou Antiguidade-Tardia, é um dos ambitos de maior interesse no estudo da antiguidade nos ultimos anos, e ao que esta dedicada uma interessante tese titulad Romans and Goths in late antique Gaul, obra de  Julia M. M. Ruckert.

A tese disponível em open-acess no banco de dados de teses digitais da Universidade de Durnham, centra-se na interação sociocultural entre os galo-romanos e bárbaros na Gália do século V. O seu objetivo é pesquisar como tanto os romanos como bárbaros, sobretudo o povo godo, compartilhava um espaço comum dentro do território imperial, como foi criado este? e em que medida ambos lados se assimilaram entre em termos culturais e políticos? A dissertação afasta-se do modelo catastrofista, que argumenta que a guerra e a brutalidade foram os principais meios de contacto, tratando de procurar em troques o entendimento das mudanças na sua feição cultural, uma mudança cultural que levaria ao mundo da Idade Média.

O lento surgimento de bases de poder bárbaro, criava um mundo político que era diferente do império romano. Os galo-romanos tiveram que aceitar uma nova ordem política, no que não só se enfrentavam à perda gradual das suas antigas posições de superioridade política / militar, senão que também desafiava o seu conceito previamente indiscutido do entendimento cultural.

A ocupação violenta do território foi só uma parte mais deste processo, já ao mesmo tempo foi possível uma continuação da literatura e cultura romana e a em general. As tentativas graduais de assimilação podem-se ver na continuada participação de aristocracia galo-romana entre a classe política do corte gótica, assim como no seu crescente papel na igreja e, nomeadamente, no Episcopado. Igualmente os godos tiveram que adaptar a sua mentalidade política e cultural, se queriam sobreviver como comunidades étnicas dentro do império, a um novo conceito, compatível com uma administração à romana, Tal assimilação político / militar, com o império romano, e sobretudo coa aristocracia galo-romana era ainda mais importante quando se tratava do assentamento dos godos, ou finalmente, da criação de um reino godo, na Gália


Descarrega esta tese em:  Durham e-These

Sem comentários:

Enviar um comentário