sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ficheiro Epigráfico 91, 2011


Ficheiro Epigráfico é um suplemento da revista Conimbriga, destinado a divulgar inscrições romanas inéditas de toda a Península Ibérica, que começou a publicar-se em 1982. Dos fascículos 1 a 66, inclusive, se fez um CD-ROM, no âmbito do Projecto de Culture 2000 intitulado VBI ERAT LVPA, com a colaboração da Universidade de Alcalá de Henares. Desde o seu numero 65 até a atualidade Ficheiro Epigráfico editase também digital em open-acess na pagina do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras  da Universidade de Coimbra (FLUC).

Publica-se em fascículos de 16 páginas, cuja periodicidade depende da frequência com que forem recebidos os textos. As inscrições são numeradas de forma contínua, de modo a facilitar a preparação de índices, que são publicados no termo de cada série de dez fascículos.

Cada «ficha» contem uma indicação pormenorizada, das condições do achado e paradeiro actual  da peça, junto com uma descrição completa do monumento, leitura interpretação da inscrição e seu comentário paleográfico e histórico-onomástico.


INDEX

409 - Ara a Iuppiter Capitolinus en Talaván (Cáceres)
Julio Esteban Ortega

410 - Estela funerária do Largo do Contador-Mor em Lisboa (Conventus Scallabitanus)
Ana Caessa e Nuno Mota

411 - Marca em peso de tear, em Aeminium (Conventus Scallabitanus)
Raquel Santos



Ir ao número da revista:   Ficheiro Epigráfico

Sem comentários:

Enviar um comentário