quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Debating Spatial Archaeology - Convocatória

DEBATING SPATIAL ARCHAEOLOGY
International Worshop

Quando: 8-9 Junho
Onde:  Santander


O estudo da espacialidade é um dos assuntos mais importantes em Arqueologia. Desde os primeiros momentos da disciplina, o como se entendiam os relacionamentos espaciais foi um fator finque para interpretar as dinâmicas sociais do passado. O importante desenvolvimento das análises espaciais permitiu criar áreas específicas dentro da Arqueologia, como a Arqueologia de Paisagem, a Estatística Espacial, a Arqueologia Cognitiva, etc., que se incluem generais podem ser incluídos dentro do âmbito geral de Arqueologia Espacial. Por outro lado, nos últimos anos teve uma grande melhoria nos métodos e ferramentas de análises, principalmente graças à generalização do GIS, que permitiu um desenvolvimento desta área.

Foto: Bill Bevan blog




Ainda assim, estas melhorias metodológicas e desenvolvimentos conceptuais não sempre foram acompanhados paralelamente de uma reflexão teórica sobre a aplicação real das análises espaciais a interpretação arqueológica.

O objetivo principal do Workshop Debating Spatial Archaeology é proporcionar um foro de debate onde os arqueólogos discutir sobre como o espaço é concebido na Arqueologia, como é percebido e interpretado por arqueólogos, e por que. Tendo em conta a necessidade de ligar a metodologia, a análise dos resultados e as interpretações, animando aos participantes não só para analisar variabilidade espacial, senão também as prováveis razões para ela bem como estas análises espaciais podem melhorar nosso entendendo dela dinâmica histórica e social nesses estudos de caso.


 As sessões às que se pode apresentar comunicações são:


O prazo para apresentação está aberto até o dia 29 de fevereiro


+INFO no site do:   Debating Spatial Archaeology

Sem comentários:

Enviar um comentário