quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os Caldeirões e Situlas Atlânticos


Atlantic Cauldrons and Buckets

Gerloff, S., Atlantic Cauldrons and Buckets of Late Bronze Age and Early Iron Ages in Western Europe. Prähistorische Bronzefunde,
Ab. II, 18 Franz Steiner Verlag, Stuttgart 2010,   615 pp.
ISBN: 978-3-515-09195-4


Sumario:

As sítulas e caldeirões de idade de bronze e posteriores estão entre as relíquias maiores e mais impressionantes que sobreviveram do passado proto-histórico da Europa ocidental. O termo Atlântico como aplicado a estes objetos é relativamente recente, for introduzido por Christopher Hawkes e Smith Margret em 1957, para distinguir esses grandes vasos folha de bronze remachada de contendores similares encontrados na Europa Central e no Mediterrâneo. Eles forem objeto de estudos clássicos como Leeds, ou o dos próprios Hawkes e Smith, que fornecem a base para o presente reexame e atualização da tipologia, cronologia, origem e função destes.

A função de caldeirões semelha que é o de um principalmente cerimonial. Na mitologia celta, os caldeirões estão intimamente ligados com festas e banquetes que foram realizadas em salas para banquetes. Na Irlanda, grandes salões e estruturas semelhantes estão associados a muitos sites de reais, onde uma grande estrutura retangular conhecido como Banqueting Hall (Ensine Miodhchuarta).

A associação dos caldeirões atlânticos com ganchos de carne sugere que eles foram usados para cozinhar a carne, do mesmo jeito que as sítulas pela sua forma parece indicar um uso restringido a conter líquidos, possivelmente alcoólicos. Estes vasos funcionarem durante festas e banquetes” ou outras ocasiões cerimoniais, o qual explica que foram incluídos entre o repertorio das oferendas rituais da Bronze Final e do Ferro, já for em pântanos, lagos, rios ou em depósitos rituais topados em castros ou nos seus acessos.


  INDEX




+INFO no site do:   Prähistorische Bronzefunde

Sem comentários:

Enviar um comentário