segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Vix e o Principado Céltico - Livro

Vix et le phénomène princier

     

Patrice Brun, P., Chaume, B. & Sacchetti, F. (eds.) (2021): Vix et le phénomène princier. Ausonius éditions. ISBN: 978-2-35613-360-1


Sinopse: 
Vinte anos depois do simpósio de Châtillon-sur-Seine que versou sobre  os efémeros principados celtas, e durante o qual foram expressas duras críticas ao modelo canónico de interpretação das residências principescas dos séculos VI e V a.C era importante reexaminar a questão à luz das espetaculares descobertas feitas desde então. 


Para a opinião então maioritária, o modelo proposto por W. Kimmig atribuiu a essas sociedades um nível de complexidade política excessivamente alto e atribuiu-lhes umas relações demasiado frequentes e regulares com as cidades-estados gregas e etruscas.



Descobertas recentes, em Vix, Heuneburg, Bourges, Ipf ou Lyon, levaram muitos pesquisadores, às vezes os mesmos em propor essas criticas, a inverter completamente seus argumentos iniciais ao considerar esses grandes estabelecimentos como autênticos centros urbanos. Em esta obra quisesse fazer um balanço da documentação disponível actualimente, em ocasioes demasiado conhecida muito parcialmente , dando a possibilidade de cruzar os dados em três grãos de escala, tanto espacial como cronológica. 

Em primeiro lugar a escala microscópica dos componentes físico-químicos dos artefatos e os componentes biológicos de restos de plantas e animais preservados. Trata-se também a escala mesoscópica dos estabelecimentos em seu ambiente local, antes, durante e logo após o fenômeno social estudado da sua efémera urbanizaçao. É, finalmente, analisasse a escala macroscópica que se observam estas culturas cultura como um todo e analisa relações que mantinham com às sociedades contemporaneas do seu arredor



O livro oferece, assim, uma oportunidade aproximação aos métodos e teorias aplicadas para obter, comparar e interpretar os dados e confrontar argumentos através do registo arqueológico das sociedades da Idade do Ferro.

INDEX

    

Descarregar o livro em: Vix et le phénomène princier

Sem comentários:

Enviar um comentário