terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Complexidade, Interação e Poder na Estepe

COMPLEXITY OF INTERACTION ALONG THE EURASIAN STEPPE

Bemmann, J. (2015):  Complexity of interaction along the Eurasian steppe zone in the first millennium CE. Bonn Contribution Asian Archaeology Vol. 7


Sinopse:
O volume reúne contribuições para uma conferência de mesmo título realizada de 9 a 11 de fevereiro de 2012, em Bonn com foco em arqueologia, tendo em mente questões relativas à mobilidade e comunicação ou – dito de outra forma – padrões de intercâmbio na Eurásia. O objetivo tentava romper uma inércia da pesquisa euro-asiática ainda é dominada por abordagens centradas mas no local, o que torna complicado com frequência estabelecer visões as amplas e gerais da região.

praca de ouro repressentando um cavalo do periodo Xiongnu

Como consequência, o campo amplia-se a dois aspetos que haviam sido quase negligenciados até então, como são o das comunicações de longo alcance oeste-leste na zona de estepe Eurásia além do termo genérico “Rotas da Seda”. As fontes escritas raramente lançam luz sobre o tipo de interação entre comunidades politicas nas estepes, o qual faz esta questão alvo de frequentes controvérsias científicas.

fragmento de tapeçaria do kurgan  n° 31 de Noin-Ula

As contribuições subdividense em quatro seções: 1)  primeira“Impérios Nômades – Modos de Análise”, 2) “Xiongnu, o Império Han e o Koiné Oriental”, 3) “Asia Central profunda dos turcos ao os mongois”, e 4) “Interação Nômade com o Ocidente Romano e Bizantino”

A variedade de estudos reunidos neste volume não deixa dúvidas quanto à dinâmica e diversidade das interações, processos e transformações desenvolvidas na zona das estepes eurasianas. Essas mudanças não podem ser estudadas sob esquemas comuns de interpretação que são frequentemente inseparáveis ​​de clichês superados.


INDEX

  

Descarregar o livro em: Complexity interaction Eurasian steppe

Sem comentários:

Enviar um comentário