domingo, 29 de janeiro de 2023

Rituais em uma fonte da Idade Bronze

Fonte da Idade do Bronze com oferendas descoberta em Germering



Na Baviera, uma equipe de escavação descobriu um poço de madeira muito bem preservado com mais de 3.000 anos. Os achados no interior sugerem que fura utilizado para propósitos rituais 



Tem mais de 3.000 anos, já atingiu cinco metros de profundidade e obviamente tinha status de culto: este é o poço da Idade do Bronze que os arqueólogos escavaram este ano em Germering, na Alta Baviera. Pelo menos os achados no terreno indicam seu uso ritual. Eles conseguiram resgatar 26 alfinetes de roupas de bronze e mais de 70 vasos de barro. O grande número e a alta qualidade dos objetos indicam que eles não caíram acidentalmente no poço, mas foram depositados intencionalmente e intactos como parte de rituais de culto. 

As cerâmicas não são simples louças do dia-a-dia, mas tigelas, xícaras e potes finamente trabalhados e decorados, usados pelos povos da Idade do Bronze Médio (aprox. 1800-1200 aC). Segundo o professor Mathias Pfeil chefe do Departamento para a Preservação de Monumentos do Estado de Baviera: 

“Ainda hoje, as fontes têm algo de mágico para muitas pessoas. Eles votam em elas moedas na esperança de que seus desejos sejam atendidos. Hoje não conseguimos mais entender quais motivos fizeram aos nossos ancestrais oferecer joias e outros presentes valiosos há 3.000 anos. Mas seria óbvio que eles pretendiam ser sacrifícios para uma boa colheita”

Em todo o caso, este poço difere fundamentalmente dos restantes poços na área de escavação de cerca de sete hectares devido ao seu reaterro. Mais de 70 poços foram criados lá desde a Idade do Bronze até o início da Idade Média. Pertenceram a povoações de diferentes épocas, o que ainda hoje pode ser comprovado pelas plantas das casas e fossas de lixo. 

“Os poços foram usados para abastecer os assentamentos com água. A profundidade deste poço mostra que foi utilizado numa época em que o nível da capa freática havia baixado consideravelmente, o que sugere uma longa seca e certamente colheitas fracas. Pode-se ver uma razão pela qual as pessoas que viviam aqui naquela época sacrificaram parte de suas pertenças a seus deuses neste poço", enfatiza Marcus Guckenbiehl, arqueólogo e arquivista da cidade de Germering. 



“É extremamente raro que um poço sobreviva mais de 3.000 anos tão bem. Suas paredes de madeira foram completamente preservadas no fundo e ainda estão parcialmente úmidas pelas águas subterrâneas. Isso também explica o bom estado dos achados de  materiais orgânicos, que agora estão sendo examinados mais de perto. Esperamos que isso nos forneça mais informações sobre a vida cotidiana dos hipantes do sito durante essa época”, acrescenta o Dr. Jochen Haberstroh, arqueólogo responsável do Departamento do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos. 

Além das agulhas e vasos de cerâmica, a equipe de escavação também encontrou uma pulseira, duas espirais de metal, um dente de animal cravejado, quatro contas de âmbar, um vaso de casca de árvore, uma concha de madeira, possíveis tranças de grama e numerosos restos botânicos no fundo do poço. A área urbana de Germering,  estabem cuidada arqueologicamente, e fornece regularmente artefatos incomuns para a pesquisa sobre pré-história e história antiga da Baviera desde há décadas. 


Desde os inícios de 2021, os arqueólogos trabalham na preparação das obras de um centro de distribuição de cartas na área onde o poço foi descoberto. As escavações estão entre as maiores escavações de área do ano passado na Baviera. Enquanto isso, os cientistas conseguiram documentar cerca de 13.500 achados arqueológicos, principalmente da Idade do Bronze e do início da Idade Média. 

Alguns dos achados estão sendo examinados e conservados no Departamento para a Pressenvação de Monumentos do Estado de Baviera. Após a conclusão do trabalho de restauração subsequente, espera-se que eles sejam disponibilizados para ciência e o público no final do ano no Museu da Cidade de Germering

 Fonte: Archaeologie On-line



Sem comentários:

Enviar um comentário