quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

No Tempo dos Gauleses - Exposição


Au Temps des Gaulois
L'Aquitaine avant César

Quando: 15 setembro 2012-17 março 2013
Onde: Burdeos


Através das reconstruções a tamanho real de uma habitação, de um talher de um oleiro, do de um ferreiro e de diversos objetos arqueológicos, os visitantes posem encontrar-se com os Pétrocores, os Nitiobroges ou os Cocosates, antigos populi da Gália Independente.



A exposição No tempo dos gauleses. Aquitânia antes de César radicada no Museu de Aquitânia. e coordenada pelo Inrap, amostra a vida cotia das pessoas que viviam na Aquitânia prévia a conquista romana, permitindo conhecer um pouco melhor os habitantes desta região entre o início do 800 aC e da época galo-romana.



A maioria dos objetos apresentados são desconhecidos para o público geral, por proceder de de escavações recentes que permite derrubar muitos prejuízos sobre os gauleses. Em particular, os vários objetos de prestígio presentes mostram o nível de sofisticação dessa civilização assim como a habilidade dos seus artesãos.



Ânforas, moedas de ouro e prata baixelas importadas mostrar a importância da Aquitânia nas redes de intercâmbios com o Mediterrâneo. Se os gauleses têm uma reputação como grandes guerreiros, seu valor está em grande parte ligado ao seu armamento e aos seus conhecimentos metalúrgicos.


Guerreiros ferozes e belicosos, os aquitanos serão os último em se opor a César na batalha de Uxellodunum, o episódio final da Guerra das Gálias. A exposição remata precisamente com o fim da independência gaulesa e com a romanização.




+INFO no site de:  Au temps des Gaulois

Sem comentários:

Enviar um comentário