sábado, 8 de Dezembro de 2012

Garvão 30 Anos Depois

30 Anos Depois
O Depósito Votivo de Garvão

Quando: 11 dezembro
Onde:   Ourique


No próximo dia 11 de dezembro de 2012 terá lugar no Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão, em Ourique, O encontro 30 Anos Depois, o Depósito Votivo de Garvão, que assinalara o 30º aniversário dos trabalhos arqueológicos que levaram à descoberta deste importante depósito votivo da 2ª Idade do Ferro.



Descoberto acidentalmente no Cerro do Castelo foi um importante depósito secundário de oferendas e ex-votos, uma favissa ou bothros, constituído na 2ª metade do séc. III a.C, certamente incluído numa estrutura de caráter religioso mais complexa. Localiza-se na parte média da encosta leste do Cerro do Castelo ou Cerro do Forte.



A existência de inúmeras placas oculadas em ouro e prata apontam para o culto de uma divindade com poderes profiláticos nas doenças de olhos; as peças utilitárias podem ter contido oferendas alimentares, as taças podem ter sido usadas para libações ou como queimadores ou lucernas, junto a estas existiam uma abundante quantidade de restos ósseos de animais e um crânio humano de uma mulher que parecia ser resultado de um sacrifício, possivelmente fundacional da fossa


 Programa



+INFO no pagina:  Garvão 30 Anos Depois

Sem comentários:

Enviar um comentário