domingo, 16 de Dezembro de 2012

Individualização, Urbanizarão e Diferenciação

Individualization, Urbanization and Social Differentiation
Intellectual and Cultural Streams in Eurasia (800-400 BC)

Quando: 11-13 Fevereiro 2013
Onde: Stuttgard


O estudo dos fenómenos culturais e intelectuais é um dos problemas mais fascinante, mas ao mesmo tempo mais difíceis de abordar polos estudos históricos e arqueológicos. Em muitas partes da Eurásia entre o 800- 400 aC deu-se uma viragem fundamental que foi acompanhada pelo aparecimento de uma série de fenómenos que estavam a desempenhar um papel importante na formação do nosso mundo. Alguns dos elementos-chave que se podem mencionar são a escrita, a urbanização, a individualização ou a aparição de redes de comércio intercontinental.



Seguindo com o projeto Early Celtic Princely Seats (2004-2010) financiado pela Fundação Alemã de Pesquisa, e chegando ao final da grande exposição The World of the Celts, estes fenómenos devem ser discutidos e analisados a partir de uma perspetiva ampla. O foco será sobre os processos de urbanização que ocorreram neste tempo.



No entanto, isso será feito não só do ponto de vista convencional de arqueologia dos assentamentos, mas colocando a ênfase sobre as suas pré-condições e consequências para o pensamento, a mentalidade, a arte, a filosofia ou a religião. Através da reunião de importantes estudiosos nas áreas da história antiga, arqueologia, etnologia, sociologia, filosofia e história das religiões, tentara-se chegar a uma compreensão mais profunda dos processos que levarão à aparição e evolução das primeiras cidades e à integração dos grupos locais e sub-regionais em federações maiores.


Entre os oradores principais se incluem, entre outros: Colin Renfrew, Kristian Kristiansen, Jean Guilaine, Jan Assmann, Hans-Joachim Gehrke, Mario Liverani, Gary Feinman, John Bintliff ou John Collis.


Informação



Sem comentários:

Enviar um comentário