quinta-feira, 7 de agosto de 2025

O Rei Embriagado, Mitos e Ritos bantus

Le Roi Ivre ou l´Origine 
de l´Etat

De Heusch, L. (1972): Le Roi Ivre ou l´Origine de l´Etat. Mythes et Rites Bantous 1. Collection Les Essais Vol. 173. Gallimard. Paris

Sinopse  
As formas originais de Estado emergiram das estruturas clânicas da África Central nos séculos XVI e XVII, fora de qualquer influência europeia. As tradições orais épicas que ecoam estes acontecimentos baseiam-se nas fontes do pensamento mítico bantu. 



Esta obra aventura-se a descobri-las, abrangendo todas as asperezas de histórias admiráveis. Aqui, a epopeia nacional Luba entrega-se a um devaneio singular sobre o uso ritual do fogo, a família e a morte, o tempo e o espaço, o arco-íris e o relâmpago. Aí, na mitologia Kuba, um Noé africano entrega-se primeiro à embriaguez, depois ao incesto, mergulhando o universo no caos primordial. 


Noutros lugares, entre os iniciados da sociedade religiosa Mungonge, os homens com olhos de luz opõem-se aos animais com olhos de escuridão. Mas todas estas histórias formam, em última análise, apenas um mito, que desdobra soberbamente as suas estruturas autónomas sob os turbilhões de uma aventura histórica que é sempre diferente. Mais do que revelar a história particular de cada reino, estas crónicas lendárias do Zaire, da Zâmbia e de Angola


Revelam ao historiador que as poderosas organizações políticas que os bantues construíram a sul da grande floresta não são prisioneiras de si próprias: administram em comum um património intelectual, que escapa à função ideológica que os reis, embriagados de vinho de palma ou de ambição militar, se esforçam por fazer desempenhar em benefício exclusivo da sua glória: os mitos e os ritos obedecem aos seus próprios códigos, e não conhecem outro mestre senão aquele a que se dão no seu próprio reino: o imaginário.

INDEX

Introduction p. 9

Chapitre 1 Les manières du roi p. 15

Chapitre 2 L´arc-en-ciel et la foudre p. 47

Chapitre 3. La père outragé p. 97

Chapitre 4. Les gens du soleil  p. 137

Chapitre 5. Le vin de palme, le sang des
 femmes et le sang des bêtes p. 178

Chapitre 6. Les animaux aux 
yeux de ténèbres p. 230

Cartes p. 301

Liste de mythes p. 303

Index général p. 307

Index des mythes p. 323

Bibliographie p. 325


Descarregar em: Le Roi Ivre

Sem comentários:

Enviar um comentário