
Images, Gestures, Voices, Lives
Haidle, M. N. et alii. (eds.) (2025): Images, Gestures, Voices, Lives. What Can We Learn from Paleolithic Art?, ROCEEH Communications, Vol. 2. Heidelberg University Publishing. Heidelberg. ISBN: 978-3-96822-291-2 DOI: 10.17885/heiup.1453
Sinopse
O conceito de "arte paleolítica" e o seu estudo mudaram consideravelmente nas últimas décadas. O conceito moderno de "arte" é trans-cultural e diacrómicamente problemático. O fenómeno não pode ser reduzido à cultura material visual, mas também possui aspetos acústicos, táteis e outros aspetos dinâmicos.
Deve ser entendido como uma multiplicidade de processos que podem abranger tanto o quotidiano quanto o extraordinário. Neste volume, arqueólogos, filósofos e antropólogos abordam a "arte paleolítica" de várias perspetivas, incluindo a sua conceituarão, estética, relações com a história da arte e a arte bruta. As contribuições abordam o desafio imposto pela materialidade, aspetos evolutivos, reconstituição física por atores e tecnologias digitais como meio de interpretação de objetos de arte, e a proteção do património cultural.
O volume oferece aportes inovadores sobre práticas passadas e ideias e abordagens contemporâneas relacionadas com a arte paleolítica, com base em pesquisas empíricas cuidadosamente combinadas com abordagens teóricas reflexivas e sofisticadas.
INDEX
Descsrregar o livro em: Images, Gestures, Voices, Lives
%20.jpg)
%20.jpg)
%20.jpg)
%20.jpg)
%20.jpg)
%20.jpg)
%20.jpg)
%20.jpg)
%20.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário