
Reading Creation Myths Economically
Harvey, E. J. (2025): Reading Creation Myths Economically in Ancient Mesopotamia and Israel. of Elements in Ancient and Pre-Modern Economies. Cambridge University Press. Cambridge. ISBN: 9781009559928 DOI: 10.1017/9781009559928
Sinopse
Os mitos da criação no antigo Oriente Médio serviram, entre outras coisas, como obras de economia política, justificando e naturalizando práticas rituais materialmente intensivas e os seus emaranhados com processos e instituições económicas mais amplos.
Esses rituais eram organizados de acordo com uma ideologia comum de serviço divino, que retratava os deuses como uma classe aristocrática ociosa cujas necessidades materiais eram supridas por seres humanos. Os recursos para o serviço divino eram extraídos dos setores produtivos da sociedade e canalizados para as instituições do templo e do palácio, onde serviam para saciar os deuses e sustentar seus servos humanos.
Este Elemento examina várias formas da economia do serviço divino e como elas eram sustentadas por uma seleção de mitos; Atraḫasis, Enki e Ninmaḫ, e Enūma Eliš da Mesopotâmia e a história do Jardim do Éden do sul do Levante (Israel).
INDEX
1 Introduction p. 1
2 Creating Labor in Ancient Mesopotamia p. 10
3 Creating Labor in Ancient Israel p. 36
4 Conclusions p. 68
References p. 70
Descarregar o livro em: Reading Creation Myths



Sem comentários:
Enviar um comentário