
Des sepulturas aux sociétés
Waldvogel, L. (2025): Des sepulturas aux sociétés: Inégalités économiques et hiérarchies dans la plaine d'Alsace au Néolithique ancien et moyen (5.300 a 4.000 av. n.è.). Archaeopress. Oxford. ISBN: 9781805830948 DOI: 10.32028/9781805830948
Sinopse
Este estudo reavalia as práticas funerárias neolíticas na planície da Alsácia (5300-4000 a.C.), utilizando um corpus funerário expandido e uma análise comparativa fundamentada na antropologia social. Questiona pressupostos de igualitarismo ao identificar riquezas funerárias diferenciadas e propõe grupos socialmente segmentados com papéis económicos predominantemente masculinos.
A análise exaustiva dos vários parâmetros da esfera funerária é acoplada à aplicação de um método que coloca a qualidade dos bens funerários no seu cerne. Essa abordagem tornou possível questionar a interpretação tradicional de "igualitarismo" nas primeiras sociedades agrícolas. Por outro lado, demonstrou a deposição de objetos "preciosos" padronizados num número limitado de sepultamentos até o início do Neolítico Médio na região.
Essa variabilidade intra-necrópole é acompanhada por uma variabilidade inter-necrópole, expressa pela presença de dois a três níveis de riqueza, dependendo do local e do período. A utilização do referencial etnológico permite-nos considerar a existência de grupos “segmentados” caracterizados por uma competição social de intensidade variável entre unidades iguais (ex.: clãs, linhagens), e dentro dos quais o poder económico está nas mãos dos homens.
INDEX
Descarregar o livro em: Des Sepultures aux Sociétés
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário