
Conversing with Chaos in Graeco-Roman Antiquity
Eidinow, E. & Schliephake, C. (2024): Conversing with Chaos in Graeco-Roman Antiquity. Writing and Reading Environmental Disorder in Ancient Texts. Bloomsbury Academic. ISBN: 9781350344198
Sinopse
Como os antigos gregos e romanos percebiam seus ambientes: eles viam ordem ou caos, acaso ou controle? E como suas visões se comparam às percepções modernas?, Conversando com o Caos na Antiguidade Greco-Romana desafia as ideias predominantes de que as perceções antigas do mundo não humano se baseavam em uma crença profunda na ordem universal e que o cosmos era harmonioso e estava sob controle humano. Envolvendo-se com o conceito de caos nos seus significados antigos e modernos, e focando no antigo Mediterrâneo e Oriente Próximo, este livro revela outro senso de consciência ambiental, que prestou igual atenção ao acaso e ao caos, e às consequências às vezes fatais das intervenções humanas na natureza. Reunindo uma equipa de académicos internacionais, o volume investiga a experiência da interação dos humanos com o meio ambiente, conforme refletido em evidências antigas de mitos e tratados filosóficos, a evidências epigráficas e vestígios arqueológicos.
Os colaboradores consideram o papel do humano na formação de perspectivas sobre o mundo natural e exploram temas de agência, affordances, ecofobia, gênero e temporalidade. No geral, o volume revela como, em imaginações antigas, os ambientes eram percebidos como entidades vivas com a sua própria agência e respondentes (ou mesmo vulneráveis) às ações e tomadas de decisão humanas.
Ele destaca como as perspetivas modernas podem enriquecer a nossa compreensão do passado e demonstra a crescente relevância da pesquisa histórica antiga para refletir sobre as relações atuais com o mundo natural.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Conversing with Chaos
Sem comentários:
Enviar um comentário